sexta-feira, 19 de abril de 2013

O que é Alta Costura?

  A Alta-Costura (Haute-Couture) é feita para sonhar!
 É um mundo exclusivo para privilegiados. Para se ter uma idéia, em 1946 existiam 106 Maisons de Haute- Couture. Em 2003, 16. Na última temporada, Christian Dior, Giorgio Armani Privé, Chanel, Givenchy, Elie Saab, Jean Paul Gaultier, Valentino e Versace eram as mais representativas – apesar da presença de Giambattista Valli começar a fervilhar.
Alta-Costura (ou Haute-Couture, no original) é uma marca registrada, que somente pode ser utilizada por estilistas que integram o Chambre Syndicale de la Haute Couture, criado em 1968, presidido por Didier Grumbach. O termo “Alta-Costura” é protegido legalmente. Quem o utiliza de forma incorreta pode sofrer um processo.
Para integrar este restrito universo, o criador necessita ser “indicado” por estilistas que já integram o grupo, ter um ateliê em Paris, onde irá produzir inteiramente sua coleção, respeitando todas as regras impostas pelo Sindicato (como um número mínimo de funcionários e de criações a cada desfile) e esperar um período de cinco anos para ter seu nome oficializado como “criador de Alta-Costura”. Além disso, cada casa de criação é avaliada anualmente pelo Presidente de Honra do Chambre Syndicale, Jacques Mouclier. Quem não estiver de acordo, é ‘convidada’ a sair.
 Estrangeiros
A maioria das grifesde Alta-Costura é francesa, mas estrangeiros também participam. Valentino foi a primeira – não francesa – a integrar o fechadíssimo clube, em 1989, trazendo sua elegante e clássica coleção de vestidos italianos para as passarelas de Paris.
Depois dele, Giorgio Armani (também italiano) e Elie Saab (libanês) foram os próximos.
As francesas Chanel e Dior tiveram ‘estrangeiros’ como diretores criativos, como alemão Karl Lagerfeld na Chanel, desde 1983 e o inglês John Galliano da Christian Dior, onde ficou por 14 anos, sendo despedido depois do mega escândalo das acusações de racismo e de ser antissemista em fevereiro de 2011. Até o momento, não foi revelado o nome de seu sucessor.
Em janeiro de 2011, Gustavo Lins foi o primeiro brasileiro a integrar este exclusivo universo. Ao seu lado, Christophe Josse, Franck Sorbier, Maurizio Galante e Stéphane Rolland.
 Restrito
Pensar em Haute-Couture é falar para um universo paralelo. Afinal, quantas mulheres podem comprar anualmente vestidos de U$ 20 mil a U$ 100 mil, ternos de U$ 16 mil ou casacos de U$ 50 mil? Só para se ter uma idéia: em 1947, havia 15 mil clientes que consumiam Alta-Costura, hoje, há dois mil, mas somente 200 compram regularmente.
Detalhe: 60% são americanas e o restante… Princesas árabes. Dizem que, graças a crise financeira, as americanas perderam seu posto. Mas continuaram a consumir – só que se hospedavam em hotéis, onde os representantes das Maison levam as peças, são compradas… Mas tudo de forma anônima… Quase em segredo…
 Lojinha
Resumindo: Alta-Costura é feita somente em Paris e pelas regras do Chambre Syndicale de la Haute Couture. Em nenhum lugar do mundo e muito menos nos Jardins, Cambuí, Nova Campinas ou na Rua José Paulino, o que é feito é Alta Costura. É roupa sob medida! No máximo, um prêt-à-porte de luxo!
Por mais que exista alguma exclusividade ou qualidade do produto, continua sendo ‘roupa sob medida’. Nem que o tecido usado para a confecção da peça seja importado, o resultado é ‘roupa sob medida’. 
Alguns Croquis e Alta Costura  que eu amo!

E ai tiraram suas dúvidas ? Espero que o post tenha sido tão interessante para vocês quanto foi  para mim. Beijos Tais Marino  

Fonte : http://mondomoda.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário